Captação de Clientes em Arquitetura: Como Criar uma Abordagem de Sucesso

Captação de Clientes em Arquitetura: Como Criar uma Abordagem de Sucesso

Captação de Clientes em Arquitetura é o resultado de se envolver em uma série de atividades criativas, estratégicas e, ocasionalmente, mesmo tecnológicas.

De desenvolver conteúdos ricos e contínuos a criar produtos interessantes e acionáveis, a seleção certa de canais, técnicas e ferramentas de marketing, a captação de clientes em arquitetura, qualquer que seja a definição de tal tarefa, é fundamentalmente uma atividade de marketing de conteúdo bem como publicidade.

Para os arquitetos, é fundamental continuar a construir e aclimatar-se ao seu público-alvo, aumentou seu alcance, pensam e reviram sua abordagem às mídias sociais, aprendem sobre funis de marketing e outros conceitos básicos, para que possam captar novos clientes de arquitetura para se negócio e alavancarem-se sobre ela.

No seguinte artigo, então, veremos todo o processo de captar clientes em arquitetura, desde a escolha dos canais até a estratégia final para criar uma abordagem de sucesso.

Determinar seu Público-Alvo

O primeiro passo de qualquer campanha de captação de clientes em arquitetura é definir o seu público-alvo.

O seu público está formado não só por aqueles que você quer atingir (na grande maioria das vezes, seus clientes ou potenciais clientes), mas também pela sua abordagem e forma de conteúdo que você irá usar para alcançar essas pessoas.

É aqui que identificar suas dores é tão importante: qual é a necessidade específica que seu produto/serviço/proposta satisfaz?

Essas perguntas fundamentalmente ditam como você se aborda, e provavelmente também serão parte de suas análises de público-alvo.

A melhor maneira de continuar a desenvolver o seu conteúdo a partir daqui é gerar imaginários, um tipo de perfil de usuário que represente seu potencial cliente ou o que você espera que seu negócio atinja.

Isso lhe dará não só mais dados sobre quem você procura, mas também informações qualitativas sobre suas motivações, configurações e gostos.

Criar uma Força de Notícias

Com seus perfis de usuário criados, você já pode começar a montar seu exército de influenciadores de notícias.

Influenciadores de notícias, como sugere o nome, são pessoas/sites que trabalham para seu agente/serviço e que eventualmente atraem novas pessoas com seu conteúdo.

Uma vez que se você escolheu o caminho certo para o seu público-alvo, esta parte será muito mais fácil.

Quem são os influenciadores com credibilidade, imparcialidade e engajamento que podem lhe ajudar?

Isso pode incluir pessoas em empresas de mídia, em sites de notícias, em blogs de arquitetura, etc.

O importante é que eles tenham diferentes tipos de conteúdo no qual possa trabalhar e você possa trabalhar com eles para alcançar seu objetivo de captar novos clientes.

Desenvolver Conteúdo Rico

Um dos principais pilares para captar clientes em arquitetura é desenvolver conteúdo rico.

Você está fornecendo informações e conhecimento para o seu publico-alvo que está sendo escrito em linguagem simples, contundente e interessante.

Esta é a sua oportunidade de mostrar ao público o que faz, o que é importante para sua visão, e como é que seus produtos/serviços satisfaz aquela dor que identificou.

A melhor maneira de começar a produzir conteúdo rico é criar uma agenda de conteúdo, na qual você pode seguir pautado em quantidade de peças/ideias que irá produzir com regularidade. Separe seu conteúdo em categorias, como blogs, webinars, e-books, como apropriado.

Isso não apenas mantém a coerência, mas também lhe ajuda a manter o ritmo para publicar conteúdos consistentes.

Canais de Segmentação

Uma vez que todos esses trabalhos forem concluídos, agora você pode se concentrar em alcançar seu público através dos canais certos.

É importante identificar e priorizar seus canais de segmentação de forma correta, para que você possa atingir a audiência correta e que eles estejam prontos para receber seu conteúdo.

Para os arquitetos, isso significa que você precisará colocar seu conteúdo em locais como as mídias sociais, como Facebook e Instagram, ou mesmo em publicações impresas do próprio setor de arquitetura, bem como em publicações com maior alcance, como revistas de estilo de vida e publicações por assinatura.

Qualquer que seja o canal, é importante considerar alguns fatores-chave, a começar pelos custos, propagação, tempo, resultados e engajamento.

Medir todos esses fatores irá lhe dar uma melhor noção de resultados, tanto em curto quanto em longo prazo.

Criação de Funil de Vendas

A criação de um funil de vendas é uma faceta muito importante na captação de clientes em arquitetura.

Isso significa que você precisa ter uma abordagem sistematizada que permite que você acompanhe os seus possíveis clientes ao longo do seu ciclo de compra.

É aqui que o crescimento da sua lista de e-mails é particularmente útil, já que você pode se comunicar com pessoas que já mostraram interesse em seu produto/serviço.

Além disso, criar funis significa também ajustar conteúdos e campanhas específicas para cada etapa do funil.

Lembre-se que cada uma das etapas, desde aqueles que estão engajando com seu conteúdo inicialmente até os que compram seus produtos/serviços, requer um conteúdo diferente e conteúdos diferentes dentro das próprias etapas.

Isso significa preparar tudo, desde conteúdos introspectivos até materiais mais práticos, para cada um dos seus possíveis clientes.

Mensuração de Resultados

A última parte na captação de clientes em arquitetura é a mensuração de resultados.

Pode ser fácil ignorar esta parte, mas isso pode lhe dar uma boa vantagem competitiva.

Utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, para descobrir onde seu público provém, para onde vai, qual conteúdo está sendo mais bem-sucedido, e os resultados do seu funil de vendas.

Isso lhe dará insigths que você pode utilizar para aperfeiçoar todos os seus esforços na captação de clientes e, potencialmente, aumentar ainda mais o número de clientes.

Considerações Finais

Captar clientes em arquitetura significa ter que desenvolver processos, conteúdos e tecnologias para encontrar e atrair potenciais clientes.

Mas, ao olhar para todos os fatores-chave da captação de clientes em arquitetura, como definir seu público-alvo, criar uma força de notícias, desenvolver conteúdo rico, alcançar canais de segmentação efetivos, criar um funil de vendas, e mensuração de resultados, o processo fica um pouco mais gerenciável para os arquitetos.

Concentrar-se nas necessidades do seu público, criar conteúdos ricos e relevantes, e alcançar o certo canais é o maior passo para criar uma abordagem de sucesso para resultados, interações, reconhecimento e clientes.

Portanto, mantendo as práticas acima, você pode com segurança afirmar, que a captação de clientes em arquitetura, pode sim ser realizada com sucesso.

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Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
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