6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

Você está procurando dicas de gestão de escritório de Arquitetura? Eu decidi separar algumas que são essenciais e que vão salvar o seu negócio. São dicas que podem parecer básicas num primeiro momento, mas que são os pilares de uma boa gestão.

Como o papo hoje é direto e reto, vamos sem enrolação direto para as dicas!

Vamos às dicas de gestão de escritório de Arquitetura?

#1 Separar dinheiro pessoal e profissional

Essa é uma das dicas mais básicas e simples da gestão de escritório de Arquitetura, mas eu já vi muitos profissionais e empresários da área que estavam quase falindo por não fazerem isso. O seu dinheiro é seu. O do escritório é do escritório.

Não adianta tirar dinheiro do seu escritório para pagar despesas pessoais. Isso vai gerar um desfalque na sua empresa e você não terá controle real de quanto está entrando e saindo do seu trabalho.

Sem contar que o fato do escritório ser seu não significa que o dinheiro seja seu. Muitas vezes, é dinheiro de cliente, de fornecedores, de colaboradores etc. Você está sendo a ponte desse dinheiro.

6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

#2 Mantenha um cronograma de ações

O cronograma é uma ferramenta importantíssima porque deixa bem claro qual o fluxo de trabalho, prazos e necessidades dentro do seu escritório. Ele não precisa ser engessado, mas precisa ser objetivo.

No seu cronograma de ações, é preciso colocar estimativa de tempo, os recursos necessários, acompanhamento dos processos etc.

Parte importante da gestão de escritório de Arquitetura é gerenciar as atividades, controlar prazos, definir novos projetos etc. O cronograma te ajuda a tomar as decisões claramente sabendo cada etapa do que está sendo realizado e do que ainda precisa ser feito.

#3 Seja um comunicador eficaz e transparente

Muitos problemas profissionais acontecem por falhas na comunicação. Seja na comunicação com cliente, funcionário, fornecedor ou qualquer outra pessoa. Uma comunicação mal feita pode estragar tudo.

Seja claro e transparente. Não basta se comunicar de um jeito que você acredita que a outra pessoa vai entender. Você precisa ter certeza que ela entendeu o que foi dito.

#4 Tenha uma boa organização de tudo

Não existe gestão de escritório de Arquitetura em meio à bagunça. Como você fará cobranças se não sabe onde estão os contratos? Como vai cobrar resultado dos funcionários se o ambiente está uma zona? Como você realiza cobranças se não sabe quanto seu cliente já pagou?

Não adianta tentar gerir em meio ao caos. Antes de tudo, organize a casa. Faça uma boa estrutura pra manter tudo organizado.

E essa organização passa pelo espaço de trabalho, papelada jurídica e fiscal, organograma das equipes, atendimento ao cliente. Tudo, tudo mesmo, precisa estar organizado.

#5 Seja um líder para seus colaboradores

Eu percebo que uma grande dificuldade dos Arquitetos quando começa a crescer é manter o seu fluxo e estrutura de trabalho sendo que têm outras pessoas realizando essas funções. E é nesse momento que entra o papel do líder.

Um líder não é aquele estereótipo do chefe que passa o dia sentado na sua sala somente dando ordens. O líder está do lado, ele faz parte da equipe, entende as necessidades dos seus colaboradores.

A gestão de escritório de Arquitetura depende de uma boa liderança para que todos trabalhem dentro do esperado.

6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

#6 Não tente fazer todo o trabalho

Logo no começo, é comum que muitos Arquitetos tentem centralizar o máximo de trabalho possível pra economizar dinheiro. Eles evitam terceirizar algumas atividades pra poderem crescer, mas esse é o raciocínio errado.

E um grande exemplo disso está no marketing. Por que você vai passar horas estudando, testando e fazendo o marketing da sua empresa se não é isso que lhe dá dinheiro? O que lhe dá dinheiro é a Arquitetura. Então, seria muito mais interessante terceirizar alguém que faça toda a parte de marketing pra que você possa se dedicar ao core do seu negócio.

E isso se estende a muitas áreas. Vamos supor que você seja especialista em projetar prédios de alto padrão. Por que vai perder tempo fazendo maquete? Pague um especialista em maquetes para fazer isso e foque naquilo que lhe dá retorno!

Como está sua gestão de escritório de Arquitetura?

Agora que você conhece essas seis dicas de gestão de escritório de Arquitetura que podem salvar seu negócio como Arquiteto, está na hora de olhar para dentro do seu trabalho e ver quais são os pontos que você está errando.

E não se assuste se você ver que tem feito muitas coisas erradas. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento do problema. Você já sabe quais são os seus problemas. Agora, está na hora de seguir essas dicas e salvar sua carreira!

Quer levar seu negócio ao próximo nível?

Aperte o botão abaixo e veja como posso te ajudar:
exclusivo!
Leia também:
Anos de mercado
+ 0
milhões de reais gerados
+ 0
clientes atendidos
+ 0
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem
Hamilton Salem
Direitos Reservados®
Termos de uso e políticas de privacidade

Produzido por PDK Consultoria | CNPJ 20.527.389/0001-35
🔒 Seus Dados Estão 100% Seguros
[Treinamento gratuito]

Como Transformar Curiosos em Cientes Qualificados em 48 horas ou menos!