3 tipos de funil de vendas obrigatórios pro seu negócio

Existem muitos modelos diferentes de funil de vendas que você pode aplicar no seu negócio. Tipos de funil de vendas para os mais variados produtos, serviços e empresas. O objetivo deste artigo é mostrar alguns modelos que você pode implementar e adaptar para o seu negócio.

Trabalhando como perito em vendas digitais nos últimos anos, eu já criei centenas de funis para os mais diversos objetivos. E tem três desses tipos de funil de vendas que considero cruciais para todos os negócios.

Eles são obrigatórios e, na maioria das vendas, funcionam em conjunto.

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é um processo para transformar curiosos em clientes. Existem muitas formas de se explicar o que seria um funil, mas essa é a mais simples de todas. Nada mais do que pegar um curioso e transformá-lo num cliente do seu negócio.

A ideia é que as pessoas passem pelo processo e cheguem ao final dele como um cliente qualificado. Muitas pessoas sairão no meio do caminho e isso é excelente.

Construir um funil de vendas é como fazer um café. Você coloca o pó no filtro e adiciona água. Tudo que sai pelo outro lado é o café. Se você não colocar um filtro, você pode até fazer um café, mas ele será um café ruim. Assim como seus clientes podem ser ruins sem um funil de vendas.

Os 3 tipos de funil de vendas

1 Funil de audiência

Existem três tipos de pessoas nas redes sociais:

  • As que não te conhecem
  • As que te seguem
  • As que são seus fãs

A proposta de um funil de audiência é fazer com que as pessoas passem por um processo onde elas não te conhecem, passem a te seguir e se tornem seus fãs.

Isso é importante porque melhora os resultados dos outros funis. Afinal, os fãs do seu trabalho estão muito mais propensos a comprarem qualquer coisa que você vende.

2 Funil de cliente

Entre todos os tipos de funil de vendas, esse é o mais conhecido de todos. Um funil que transforma curiosos em clientes, exatamente a primeira explicação que há no começo do artigo.

A ideia desse funil é despertar a curiosidade das pessoas nas redes sociais e levá-las para um ambiente de controle, onde você vai apresentar o seu Método Único de Vendas e, na sequência, fazer uma proposta de alta conversão.

Um funil de cliente é desenhado para trazer o cliente para seu mundo e comprar de você.

3 Funil de lucro

O funil de lucro é uma parte bem interessante e que muitos empresários deixam passar. Ele é usado numa parcela muito pequena do seu negócio. Apenas para clientes que já compraram de você.

Um funil desenhado para falar apenas com seus clientes porque pensa bem: Se cada um dos seus clientes tivessem feito mais uma compra com você, quanto dinheiro você já teria botado no bolso? Provavelmente, muito mais dinheiro do que você ganhou até hoje.

A proposta é potencializar o seu lucro vendendo mais de uma vez por cliente porque, cada vez que você vende para um cliente antigo, você reduz o seu custo e aumenta o lucro.

Aprenda construir esses tipos de funil

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Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
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